![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhCyIxfJ01arxi_zPwWMUU5x19RmCjc27RI9xTfqqRV0HFPi48q7zokL5O2PLjqAk-1vH9gShbQigPj7_7mhMaQGAH-_8DBmz3L6G1_Rp8FSWl0syceHabNjlhvXI-lXhOiptz004aN2nu0/s400/664px-Pumice_santorini.jpg)
Pedra-pomes ou púmice é uma rocha vulcânica de muito baixa densidade, formada quando gases e lava formam um colóide que por arrefecimento solidifica sob a forma de uma rocha esponjosa. A pomes é o menos denso de todos os piroclastos, sendo comum ter densidade inferior à da água, o que a transforma numa rocha que flutua. Nos Açores, onde estes materiais são extremamente comuns, são em geral designados por bagacina.
A pedra pomes forma-se durante eventos vulcânicos explosivos quando lava líquida muito rica em gases é projectada na atmosfera, formando pedaços de espuma constituídos por material lávico recheado por bolhas de gás que aumentam rapidamente de volume com a redução da pressão aquando da saída da lava para a atmosfera. Estas bolhas são mantidas na rocha formada, como que congeladas pelo rápido arrefecimento da lava, transformando cada fragmento num clasto repleto de milhões de bolhas de dimensão variável, a maior parte das quais sub-microscópica.
A pedra pomes é mais utilizada atualmente como abrasivo em cosméticos para aumentar o poder de limpeza de sabões e detergentes e como material base de produtos esfoliantes da pele. Sem qualquer tratamento industrial, foi muito usada para raspar as calosidades dos pés.
Devido às suas caracteristicas é muito parecida com o concreto celular.
Nenhum comentário:
Postar um comentário